domingo, 9 de janeiro de 2011

CONFIANÇA




Palavra do dia (by estilo de livros de auto ajuda rs), ou melhor, de uma vida toda: CONFIANÇA. Definida pelo dicionário como “ato ou efeito de confiar; segurança; convicção íntima a cerca das boas qualidades de alguém”. Essa palavrinha é tão essencial na nossa vida, que se tornou parte integrante de boa convivência e relacionamento entre as pessoas. Ser uma pessoa confiável é um ato louvável, e difícil de encontrar. E ainda, necessita-se a todo instante de provas que façam com que está confiança seja perceptível pelo outro.

Perder a confiança em alguém é fazer com que todo laço envolto na mesma se desfaça. É como “sapatos de papel em dias chuvosos”*. Ou você tem ou não tem, não existe meio termo.

Além disto tudo, readquirir confiança em qualquer tipo de relacionamento é bastante complicado. Existe o famoso “pé atrás”, não dá um passo em falso, necessidade de se provar que pode confiar novamente... Isto acarreta pra um processo cada vez maior de isolamento, causado principalmente em conseqüência da decepção.

Porém, a vida nos mostra que não devemos generalizar a não-confiança. Existem pessoas que nos passam verdadeiramente o que é possível para ser apta a um voto de confiança. E esta, pode ser perceptível nas coisas pequenas do dia-a-dia. Por isso, não deixe que a turbulência da vida ofusque este valor tão importante e base sustentadora de qualquer tipo de relação seja abalada. Feliz é aquela pessoa que encontra alguém passível de ser confiável e vice-versa. A reciprocidade também faz toda a diferença, não basta ser somente uma qualidade individual, mas principalmente mutua...

A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas.Johannes Brahms

*Esta frase é de uma música da Incubus, paper shoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário